Aos interesssados no Freeganismo:
Nesta página irei falar-vos um pouco acerca da subcultura Freegan. Muitos não a conhecem, outros estão familiarizados com a questão.
Portanto tentarei esclarecer algumas dúvidas que possam persistir sobre esta temática, assim como dar a conhecer algumas práticas e factos ainda desconhecidos.
Talvez os vossos ideais se modifiquem e se entreguem ao freeganismo :)
ENJOY!
ENJOY!
--------------------------------------------------------------------------
Breves concepções acerca da HISTÓRIA do FREEGANISMO
Os Freegans são uma subcultura que surgiu nos Estados Unidos da América, no âmbito de uma sociedade em crise. Têm princípios muito próprios, na medida em que se alimentam de produtos embalados deitados ao lixo por grandes superfícies comerciais, não possuem bens próprios, são chamados de ‘ocupas’ na medida em que habitam os prédios inacabados. Não existem como membros da sociedade para o governo, pois não pagam impostos visto que não têm possessões.
Os seus principais objectivos estão na base da redução de desperdícios sólidos, da reutilização de materiais, e é claro, na reciclagem.
Os freegans também tentam reduzir a pegada ecológica no planeta, vivendo de formas sustentáveis para manterem o equilíbrio do planeta.
São bastante conhecidas as suas Trash Tour, isto é, uma ‘viagem ao lixo’ na medida em que um grande grupo de freegans se junta numa noite e inicia um itinerário passando por vários restaurantes e supermercados, vasculhando o lixo à procura de alimentos. Realizam-se em grandes cidades Norte-americanas como Nova Iorque ou Chicago. Em Portugal regista-se já uma pequena tendência para adoptar este estilo de vida apesar de ser pouco significativa.
Os freegans não estão de todo contra a sociedade na medida em que muitos deles conseguem ter trabalho fixo e pertencem ao sistema fiscal, apesar disso, eles revoltam-se contra a sociedade capitalista e consumista que desperdiça alimentos em perfeitas condições sem necessidade alguma. Daí que sejam considerados uma subcultura e que não estejam orientados para os padrões normais da sociedade.
-------------------------------------------------------------------------------
Origem da palavra FREEGAN:
FREE + VEGAN = FREEGAN
↓ ↓
livre, grátis pessoas que não consomem
alimentos de origem animal
---------------------------------------------------------------------------
PRÁTICAS FREEGANS
Existem, para os Freegans, vários modos de minimizar o consumo de recursos, o impacto ambiental e em simultâneo, para assegurar que todas as suas necessidades serão satisfeitas.
Urban Foraging / Dumpster Diving – É a prática de recuperar material usado de lixeiras ou caixotes da cidade que tiveram de ser obrigatoriamente deitados fora.
Food Not Bombs – Comida, não bombas. Recuperação de alimentos que foram deitados fora para servir refeições quentes na rua a quem necessitar. Promovem uma ética de partilha e comunidade enquanto trabalham para expor a injustiça de uma sociedade que acredita que a guerra é uma prioridade maior do que alimentar os necessitados.
Squatting – os chamados ‘ocupas’ encontram edifícios abandonados e restauram-nos para uma livre ocupação destes e inserção de centros comunitários com artes e programas educacionais para as comunidades com menores rendimentos.
Wild Foraging – Em vez de comprar produtos de origem industrial, desenvolvidos com pesticidas ou comida geneticamente modificada, os wild foragers plantam os seus próprios produtos e plantas medicinais, nas suas comunidades.
Free Markets – são locais onde se podem adquirir bens (que outros deitam fora, apesar de saberem que são consumíveis), partilhar capacidades, dar presentes … tudo de graça.
Freestores – imagine uma loja onde tudo é grátis. É um local onde pode levar objectos que já não necessite mas que outros podem usar e fazer o mesmo a outra pessoa.
Freecycle – troca de itens na internet. Crias um e-mail e coloca-lo numa comunidade e depois podes anunciar que estas a dar objectos que já não queres e vice-versa. É tudo de graça!
Community gardens – Reúnes a tua comunidade e todos plantam as suas próprias culturas, como sendo uma alternativa à dependência e participação em sistemas explorativos e maus para o ambiente como as indústrias fornecedoras de alimentos.
Community Bike Programs – Programa em que os membros desta comunidade partilham bicicletas estragadas ou usadas. Também ensinam os membros a reparar bicicletas.
---------------------------------------------------------------------------
Imagens FREEGANS
Alimentos encontrados num caixote de uma padaria
↓
-------------------------------------------------------------------------
VIDEOS SOBRE FREEGANS