Subcultura: conjunto de elementos culturais específicos de certo grupo social, como um micro-grupo que pode coexistir pacificamente na sociedade ou constituir uma subcultura desviante, relativamente ao padrão cultural dominantes, imposto pelas elites que têm uma influência sócio-política e económica decisiva.
- Modos de pensar e agir muito próprios, com comportamentos simbólicos e linguísticos muito idiossincráticos (muito específicos, íntimos e pessoais).
- Coexistir em conformidade com o modelo social vigente.
- Factor de mudança: a especificidade das suas ideias e práticas pode cativar, estimular membros de outros grupos a reconhecer e a integrar grupos deste género (positivo) ou pode entrar em choque com os valores e práticas dominantes da sociedade (negativo, como maçons, homossexuais...).
Contracultura: Projecto alternativo ao padrão cultural dominante (ex. Capitães de Abril) que defendem um padrão cultural diferente, impondo ao país uma nova maneira de pensar e agir, que acaba por ser aplicada, originando um país diferente.
Diversidade cultural em Portugal:
- Há culturas e subculturas diferentes.
- A sociedade Portuguesa é multicultural como outras da U.E.
- A existência da subcultura em Portugal aumentou com a globalização e o intercâmbio de ideias, pessoas, associações e com a presença de população originária dos países do Leste.