Nesta página irei explicar o que são os Amish, a sua origem, a sua ideologia, a sua moda, entre muitos outros aspectos.
Espero esclarecer as tuas dúvidas face a esta subcultura, que muita gente desconhece, e demonstrar que é possível viver sem tecnologia, e de forma humilde.
De onde vieram os Amish?
Os Amish tiveram a sua origem juntamente com um grupo de Cristãos Protestantes geralmente referido como os Anabaptistas , ou os "rebaptizados". O baptismo é o ritual cristão pelo qual o iniciante é simbolicamente limpo de seus pecados e "renasce" na fé. O baptismo infantil tornou-se difundido em parte porque a mortalidade infantil tem sido alta. Os anabaptistas acreditam que o baptismo infantil não é válido porque um bebé não é capaz de discernir o significado do ritual. Os anabaptistas não realizam o baptismo até que o candidato seja maduro para tomar uma decisão consciente e aceitar a responsabilidade pessoal.
Os Amish tiveram a sua origem juntamente com um grupo de Cristãos Protestantes geralmente referido como os Anabaptistas , ou os "rebaptizados". O baptismo é o ritual cristão pelo qual o iniciante é simbolicamente limpo de seus pecados e "renasce" na fé. O baptismo infantil tornou-se difundido em parte porque a mortalidade infantil tem sido alta. Os anabaptistas acreditam que o baptismo infantil não é válido porque um bebé não é capaz de discernir o significado do ritual. Os anabaptistas não realizam o baptismo até que o candidato seja maduro para tomar uma decisão consciente e aceitar a responsabilidade pessoal.
Os Amish surgiram em 1693 quando um grupo de menonitas suíços liderados por Jacob Amman separaram-se do grupo principal de menonitas por causa das diferenças em relação à celebração da Comunhão (uma lembrança da última ceia terrena de Cristo). Amman queria celebrar a Comunhão duas vezes por ano, enquanto os menonitas apenas uma. Amman queria aderir ao mandamento bíblico de se manter separado dos não-puros, enquanto os menonitas se misturavam com não-puros e o lava pés (uma demonstração de humildade). Amman queria praticar este ritual, enquanto os menonitas não incluíram nas suas cerimónias.
Enfrentando perseguições tanto dos cristãos católicos quanto dos protestantes, os Amish, em grande número impulsivamente aceitam a oferta de William Penn de liberdade religiosa na colónia norte-americana da Pensilvânia. A imigração para Pensilvânia começou em 1727 e continuou intensa até 1770, as instalações concentraram-se na área do condado de Lancaster.
Os Amish não têm prédios de igreja. Talvez em razão da primeira perseguição, a tradição levou a cultuar em casa. O lar onde decorre a cerimónia religiosa é seleccionado em base de rodízio, todas as casas são equipadas para realizar uma cerimónia religiosa. É possível identificar essas casas hoje pelo grande número de carroças estacionadas num domingo de manhã.
Os Amish vivem em fazendas, porque este estilo de vida rural torna mais fácil para eles manter distância dos não-puros, que são chamados simplesmente de "Os Ingleses". As cidades e vilas têm mais distracções para desviar as suas condutas. Enquanto o seu número crescia, os agrupamentos Amish ficavam em Ohio, Indiana e muitos outros estados, e também no Canadá.
Os Amish comunicam entre si com um dialecto do alemão, parecido ao holandês da Pensilvânia. O alemão é usado para os serviços religiosos e o inglês é falado com os estranhos.
O Ordnung
A vida e a fé dos Amish são governadas por uma série de regras (não-escritas), conhecidas como o Ordnung.Já que os Amish não têm a autoridade central a governar, apresentam muitas outras facções cristãs. Todo o governo é local, como está no Ordnung.
Os Amish acreditam na interpretação literal da Bíblia. O Ordnung é designado a assegurar que todos os membros da igreja vivam as suas vidas de acordo com as escrituras. Um membro da Igreja Amish deve viver uma vida simples dedicada a Deus, família e comunidade, de acordo com as leis de Deus. A electricidade, automóveis, televisão, roupas da moda e coisas parecidas são consideradas distracções que promovem o orgulho, inveja, vaidade, preguiça, desonestidade e outras características indesejáveis.
O modelo dos vestuários, a carroça e o lampião tornaram-se os símbolos dos Amish e provavelmente não vão mudar. O modelo do vestuário enfatiza que a pessoa Amish é separada do mundo não-Amish, mas é também parte de uma comunidade de iguais. A carroça, do mesmo modo, promove a igualdade e limita as viagens, mantendo as comunidades juntas. O lampião, uma luz não-elétrica, não necessita de conexões exteriores da comunidade.
Os Amish não estão de facto "parados no tempo". Embora a vida social e caseira permaneça essencialmente imutável, os Amish adoptam novas tecnologias que passam por um exame rigoroso para serem aceitas. O Ordnung é aplicado para qualquer uso proposto de novas tecnologias. Uma tecnologia pode ser aceita por razões práticas ou comerciais, mas nunca por indulgência, desejo ou divertimento. Uma tecnologia é provavelmente aceita se for uma extensão natural existente e que tenha um impacto social mínimo. Usar uma corda de náilon poderia ser um exemplo de uma extensão natural.
Uma tecnologia é provavelmente rejeitada se é radicalmente diferente ou possa ter implicações sociais. Ouvir rádio enquanto são feitos os deveres domésticos seria considerado uma distracção desnecessária. Qualquer tecnologia que é vista como degradação da vida espiritual ou familiar é rejeitada de imediato. A televisão está definitivamente fora de questão, pois traz valores questionáveis para casa.
Como o Ordnung afectaria a compra de algo como um fogão? Se um comprador Amish desejasse queimar lenha, ele poderia comprar qualquer fogão a lenha. Não é necessário que o fogão seja antigo ou mesmo uma reprodução. Se pensarmos na modernidade, eficácia, auto-limpeza de um fogão, ele não seria aceito, mas se ponderássemos a redução de gastos, um fogão moderno seria uma escolha económica.
A casa é um lugar que realmente não mudou muito desde o século XVIII, mas é, contudo, um refúgio do mundo. Não há um monte de "coisas" espalhadas. Os móveis e a decoração cairiam na classificação de "primitivas", isto é, são de estilo funcional e simples. Alguns dos utensílios domésticos, como por exemplo um fogão, talvez seja um pouco mais novo, mas não há electricidade para operar utensílios modernos. Toda a iluminação é a base de velas ou óleo e gás de lampião. Botijas de gás são aceites, embora a botija possa ser caro, pouco mais é necessário em um lugar onde se vai comer, dormir, ler, estudar a Bíblia e se socializar com a família.
É permitido usar motores a gás em equipamentos da fazenda, mas todos os equipamentos devem usar cavalos para locomoção.
Vento, água e energia solar são também permitidos como fontes de energia porque promovem o isolamento. A força hélia tem uma longa história em fazendas.
É permitido para uma pessoa Amish usar transporte moderno contanto que ela não o faça por curiosidade ou opere o equipamento. Algumas viagens tornaram-se uma necessidade com o crescimento das comunidades. Eles têm que ir para o oeste para comprar terras para os jovens casais. Algumas das mais novas comunidades Amish estão em Utah.
Moda
Os Amish vestem-se de modo simples, por este motivo é que adquiriram o apelido "as pessoas simples".
Os homens vestem ternos pretos sem lapelas ou botões, as camisas são brancas ou azuis, suspensórios pretos, sapatos ou botas pretas, chapéus de aba larga em feltro preto ou palha natural. As mulheres usam um vestido largo de couro fino até o tornozelo com meias pretas, um avental, sapatos pretos ou botas, manto preto e também um branco para "rezas" (em caso de baptismo) ou um capuz negro. São usadas apenas cores pesadas, as mais escuras são as favoritas, nunca as estampadas. A ideia é que o guarda-roupa limitado elimine o orgulho e a inveja que vêm com a moda, além do desperdício de tempo e dinheiro. Os homens usam os cabelos aparados e barba (se for casado), mas não bigodes, por serem associados a oficiais militares. As mulheres não cortam os cabelos, mas os mantêm soltos e sempre cobertos se forem baptizadas.
Os Amish fazem as suas próprias roupas, mas em geral compram o tecido e a linha numa loja. Itens como chapéus, sapatos e suspensórios podem ser comprados já feitos.
Finança
Como uma família Amish compra uma fazenda, administra prejuízos ou recupera despesas inesperadas? A família e a comunidade são o banco e a companhia de seguros. É esperado que todos os membros da comunidade contribuam uma parte de sua renda para a "arrecadação comunitária". Igualmente é o dever de todos prestar assistência àqueles em necessidade. Não é esperado que um casal jovem seja capaz de comprar uma fazenda. Será comprado para eles com a assistência da família e comunidade.
Comércio
Embora os Amish desejem ficar isolados do mundo não-Amish, eles realmente precisam negociar. No comércio, preferem lidar com algumas pessoas confiáveis. Lojinhas familiares são mais a preferência deles do que grande cadeia de lojas. Os menonitas são realmente perfeitos para este papel já que compartilham dos mesmos valores, mas não compartilham a necessidade de isolamento. Faz muito sentido. Um supermercado moderno ou loja de departamento é uma máquina poderosa de venda, justamente o que os Amish desejam evitar.
As lojas gerais ou familiares com carroças do lado de fora são uma atracção natural para os turistas. Um pequeno negociante que queira fazer negócio com os Amish deve encontrar alguém que o apresente e, dependendo do caso, levar um documento de apresentação assinado.
Se um membro da comunidade Amish tem de vender algo, ele pode vender para um intermediário por dinheiro. O intermediário pode vender os itens na sua loja. Um produto mais recente dos Amish é o telheiro. Um cliente compra um e faz um pedido. O negociante contacta seu construtor Amish e quando os telheiros estiverem prontos, ele vem de caminhão, paga o construtor, leva os telheiros entregando-os aos clientes. Como os Amish conseguem os materiais? Encomendam com um serralheiro, que entrega o material e acerta o pagamento.
Namoro
Os Amish são uma comunidade próxima e unida, os membros de um grupo se conhecem desde a infância. Há a escola, igreja, construção de celeiro, cantos e outros eventos. Os Amish não gostam de depender de estranhos, por isso os vizinhos estão sempre ajudando uns aos outros.
Os cantos são a recreação mista e a principal actividade para o namoro. Esses eventos são somente abertos para os jovens solteiros. Os Amish não dançam ou tocam instrumentos musicais, mas compartilham o amor de cantar em alemão da Pensilvânia. As canções não são todas religiosas. As músicas folclóricas e country são também cantadas.
Os Amish solteiros escolhem seus próprios maridos e esposas e a mulher está muito envolvida no processo. O namoro sempre começa com um jovem levando e trazendo uma moça para muitos eventos de canto ou domingos de culto. É permito aos casais passar um tempo juntos a sós, mas passar este tempo sozinhos atrás de portas fechadas seria um escândalo. Mas como é possível namorar em todo lugar, os casais gostam de ficar juntos longe da vista e ouvido dos outros. As varandas são adequadas e serão sempre vistos em carroças abertas.
O passo do casamento é um dos maiores na sociedade Amish; a preparação e a execução são muito envolventes. Uma rápida ida ao Juiz de Paz com um casal de testemunhas não é o suficiente
Os casamentos acontecem depois da colheita do Outono. Novembro é o mês favorito, porque o tempo frio do inverno não começou ainda. Dezasseis é a idade que o namoro começa, mas os casais provavelmente estarão com vinte ou mais quando se casarem. As duas partes devem ser membros da igreja.
Embora seja óbvio para todos quando o namoro fica sério, a intenção de casar é mantida em segredo até Julho ou Agosto. O homem dá à mulher um presente prático (nenhuma jóia) e a mulher informa à família. Duas semanas depois da comunhão do Outono, aqueles casais que forneceram as credenciais apropriadas, tornam-se público, isto é, no fim do serviço religioso do domingo, o diácono lê os nomes das mulheres que pretendem se casar e o homem com os quais casarão. Os casais não assistem a este culto. Eles vão estar na casa da noiva almoçando a sós.
O casamento e a "recepção" acontecem na casa da mulher. Ela e sua família estão agora a trabalhar a um passo frenético para fazer os preparativos. O homem está fora a distribuir convites pessoalmente. A lista de convidados se estende a centenas de pessoas.
Azul é a cor preferida para um vestido de noiva. O vestido deve ser novo, mas será usado em futuras ocasiões formais. O vestido é sem laços ou calda. A noiva e o noivo usam sapatos pomposos e os homens podem usar laços.
O serviço do casamento dura por muitas horas, no fim de cada um o ministro pergunta aos noivos e concede sua bênção. A celebração começa e continua no escuro. Os recém-casados passam a primeira noite na casa dos pais da noiva.
A "lua de mel" consiste de visitas nocturnas no fim de semana para vários parentes, enquanto novos amigos são feitos e presentes de casamento são recebidos. Os recém-casados vivem com os pais da mulher até a primavera, quando vão estabelecer sua própria casa.
|
Fontes: http://pessoas.hsw.uol.com.br/
http://pt.wikipedia.org/
Link para uma musica de "Weird Al" Yankovic como caricatura ao modo de vida dos Amish:
www.youtube.com/watch?v=xo74Dn7W_pA